Cientistas europeus solucionaram nesta semana um mistério de 12 anos. Com a ajuda de fotos da NASA, eles localizaram a espaçonave Beagle-2, que estava desaparecida desde 2003.
A nave foi localizada na Isidis Planitia, planície que fica na região equatorial de Marte. A Beagle-2 fazia parte da primeira missão espacial britânica para outro planeta.
No dia 19 de dezembro de 2003, ela se desprendeu de sua nave-mãe em direção a Marte - onde pousaria 6 dias depois. Entretanto, a nave não fez contato com a Terra informando sobre o pouso e foi dada como desaparecida.
O que aconteceu
Após localizarem a Beagle-2 com a ajuda de imagens de alta resolução fornecidas pela NASA, os pesquisadores descobriram que a nave conseguiu pousar em Marte no Natal de 2003.
Entretanto, as fotos mostram que a Beagle-2 teve problemas em posicionar seus painéis solares corretamente. Por conta disso, a nave não conseguiu obter a energia necessária para se comunicar com a Terra via rádio.
"Não saber o que tinha acontecido com Beagle-2 era uma preocupação persistente. Saber agora que ela conseguiu pousar na superfície é uma notícia excelente", afirmou Rudolf Schmidt, cientista que era ligado ao projeto em 2003, em entrevista ao site da Agência Espacial Europeia.
0 comentários :
Postar um comentário