News
Loading...

Os 5 apps de mensagem mais seguro



Apesar de populares, os apps de mensagens disponíveis hoje não são exatamente fortalezas. Boa parte deles (incluindo o Facebook Messenger, o Hangouts, o Skype, o WhatsApp e o Viber) até protege as informações no momento em que são enviadas. Mas são poucas as aplicações que fazem um “serviço completo” e que deixam a privacidade do usuário protegida de táticas de vigilância em massa e espionagem, tão populares entre governos atualmente.

Para deixar claro quais são os programas mais seguros, a Electronic Frontier Foundation (EFF), organização que defende o direito à privacidade, avaliou sete aspectos importantes dos mais 

ChatSecure + Orbot


O aplicativo tem versões para Android e iOS, mas proporciona maior grau de segurança quando usado junto com o plugin Orbot – um proxy que não está disponível na App Store, apenas na loja do Google. A aplicação usa o protocolo de criptografia Off-The-Record sobre o XMPP, de mensagens, para protegê-las. É possível se conectar a servidores XMPP públicos via rede Tor, o que ajuda a evitar firewalls, e se comunicar até com outros clientes de código aberto similares, como o Pidgin, o Adium e o Jitsi. Dá para baixar as versões para Android e iOS por aqui e o Orbot para Android por aqui.

Cyrptocat


A aplicação web desenvolvida por Nadim Kobeissi ganhou popularidade em 2013, mesmo ano em que Edward Snowden vazou arquivos secretos e deu início a um escândalo envolvendo a espionagem em massa feita pelos EUA. De lá para cá, o serviço obviamente melhorou, mas continua fácil de usar: acesse o site oficial, instale o plugin e volte ao endereço para fazer login. Pela página, dá para criar chats em grupo e mesmo compartilhar arquivos e conversar com contatos do Facebook – desde que eles também estejam usando o add-on. A extensão tem versões para Firefox, Chrome, Opera e Safari, e ainda há um app para iOS.

Signal e RedPhone



Obras da Open WhisperSystems, os dois aplicativos não são exatamente voltados para a troca de mensagens, e sim para realizar chamadas criptografadas com seus contatos que também os utilizam. As ligações são feitas por Wi-Fi ou rede de dados e usam seu número mesmo – ou seja, não é necessário fazer um cadastro nem nada do gênero para usar os apps. Fora o visual, os dois programas podem receber ligações um do outro e são diferentes apenas na questão dos sistemas com que são compatíveis. O Signal funciona no iOS, enquanto o RedPhone (ao lado) está disponível para Android.

Silent Phone



A proposta do Silent Phone é similar às da dupla Signal e Redphone: criptografar ligações. No entanto, o aplicativo tem um viés mais corporativo e não é open source – é preciso uma assinatura para usá-lo. A solução, aliás, foi desenvolvida pela Silent Circle, mesma empresa que lançou o Blackphone, smartphone com Android que, diz a marca, é o mais seguro disponível no mercado – e vem com os apps da companhia instalados. Dá para baixar o app para Android por aqui e para iOS por aqui.

Silent Text


Complementar ao Silent Phone, o Silent Text serve para enviar mensagens protegidas. Só que, da mesma forma que o app de chamadas, o substituto do SMS também requer uma assinatura para funcionar. Ele tem versões para Android e para iOS
Via Info

O que achou? Comente o com o Facebook ou o Google+
Share on Google Plus
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário