Na última sexta-feira, 28, foi divulgado o trailer oficial do novo filme da franquia "Star Wars", conhecido já como Episódio VII ou "Star Wars: O Despertar da Força". Aproveitando a ocasião, o Cracked relembrou cinco tecnologias da saga que já existem atualmente.
Reproduzimos elas abaixo. Confira:
1) Bicicletas ultravelozes
Quem é fã da série, provavelmente já sonhou em ter uma das bicicletas ultravelozes usadas no episódio VI (O Retorno de Jedi). A boa notícia é que um modelo semelhante já existe, criado por Mark DeRoche.
Com a ajuda de sua companhia Aerofex, DeRoche criou um veículo que anda a baixas altitudes por meio de duas hélices. Ele foi desenvolvido especialmente para ser usado na agricultura, resgates e controle de fronteiras. A má notícia é que o preço atual do veículo custa entre US$ 50 mil e US$ 100 mil.
2) Canhões de laser
Sabe os canhões de laser usados na Estrela da Morte? Parece mentira, mas eles existem. A Marinha americana criou uma versão que fica dentro de navios para destruir drones e pequenas embarcações.
A ideia surgiu como forma de "economizar" custos com a produção de mísseis, já que poucos tiros de laser são suficientes para destruir os alvos. Infelizmente, neste caso não há o famoso som de "pew pew" a cada tiro.
3) Robôs flutuantes
Lembra da sonda dróide flutuante que espia a base rebelde no início de "O Império Contra Ataca"? Ela era capaz de flutuar sobre as superfícies e ainda lembrava uma espécie de inseto.
Na vida real, algo parecido já existe. Trata-se do V-Bat, um drone criado pela MLB Company que pode flutuar por até 10 horas com uma carga de cerca de 2kg.
Em um update mais recente, o V-Bat ganhou braçadeiras para ajudar a transportar a carga e também recebeu câmeras que funcionam como sua visão. Elas julgam a distância até o alvo, a abordagem, como soltar a carga e ir embora. Isso tudo de forma autônoma.
4) Remotes (conhecidos também como Bots)
Em Star Wars, "remote" não significa o controle de sua televisão, mas pequenos robôs flutuantes que podem ajudar você com tarefas (como reparo de naves) ou até mesmo treinos com sabre de luz por meio de lasers.
Há 14 anos, um professor do MIT resolveu criar sua própria versão do dróide. Com a ajuda da NASA e o Departamento de Defesa dos Estanos Unidos, David Miller desenvolveu as Spheres, projetadas para realizar tarefas gerais em uma ambiente de gravidade zero.
Atualmente, existem três destes dispositivos na Estação Espacial Internacional. Nenhum deles está equipado com lasers, no entanto, eles vêm com cilindros de gás minúsculos e algoritmos que permitem que eles façam malabarismos na gravidade zero.
5) Próteses com reflexos
Sabemos que o mercado de próteses está cada vez mais avançado, seja para quem nasceu com alguma deficiência ou perdeu um membro em um acidente. Um dos sonhos de muitas fabricantes e pessoas nessa situação é uma prótese com reflexos idêntica á de Luke Skywalker após perder uma de suas mãos.
É claro que ela ainda não existe totalmente, porém, a DARPA está criando algo parecido e afirma que será possível, muito em breve, conectar interfaces de próteses com nervos do corpo humano. Mesmo não tão aperfeiçoado, um protótipo já demonstra que isso está perto de ser alcançado:
Fonte: Olhar Digital
0 comentários :
Postar um comentário